Passeando pela cidade, caminhando por uma das várias trilhas, conhecendo uma das cachoeiras, uma das montanhas, ou simplesmente descansando em uma pousada, camping ou casa de campo, admire a fauna e a flora típicos da Mata Atlântica.

Tucanos, Canários, Maritacas, Jacus e Japus, com seu canto peculiar, podem ser vistos (e ouvidos) por toda a cidade. Se tiver sorte, poderá avistar um dos tímidos Urutau ou Pica-pau.

Nas matas não é difícil encontrar Cascavéis e Jararacas, fique atento: ao encontrar alguma cobra, mantenha distância, elas geralmente fazem o mesmo. Lagartos e cágados também são comuns.

Quatis, Macacos, Onças, Capivaras, Gambás, Esquilos, Catetos e Javalis também andam pelas matas, são animais maravilhosos para se olhar, mas não tente lidar com eles, mesmo que pareçam amistosos.

Sapos, rãs e insetos variados também são admiráveis, se você não tiver medo, claro.

Plantas e flores de várias espécies também podem surpreender pela beleza. A imponente Araucária pode ser vista por toda a cidade, sem falar nos ipês amarelos e roxos, um espetáculo. Árvores e plantas frutíferas nativas como Jabuticabeiras, Araçazeiros e Maracujazeiros, e espécies exóticas como Goiabeiras, Mangueiras e Laranjeiras, também estão por toda parte.

Vale a pena mencionar o céu noturno, já que, longe das grandes cidades, a Via Láctea e as estrelas se destacam e a grandeza do universo fica evidente.

Todas as fotos foram tiradas em Joanópolis.