Passeando pela cidade, caminhando por uma das várias trilhas, conhecendo uma das cachoeiras, uma das montanhas, ou simplesmente descansando em uma pousada, camping ou casa de campo, podemos admirar a riquíssima fauna e a flora típicos da Mata Atlântica.
Tucanos, Canários, Maritacas, Jacus e Japus, com seu canto peculiar, podem ser vistos (e ouvidos) por toda a cidade. Se tiver sorte, poderá avistar um dos tímidos Urutau ou Pica-paus.
Nas matas não é difícil encontrar Cascavéis e Jararacas, por isso fique atento: ao encontrar alguma cobra, mantenha distância, e elas geralmente vão fazer o mesmo. Lagartos e cágados também são comuns.
Quatis, Macacos, Onças, Capivaras, Gambás, Esquilos, Catetos e Javalis também andam pelas matas, são animais maravilhosos para se olhar, mas não tente lidar com eles, mesmo que pareçam amistosos.
Sapos, rãs e insetos variados também são admiráveis, se você não tiver medo, claro.
Plantas e flores de várias espécies também podem surpreender pela beleza. A imponente Araucária pode ser vista espalhada por toda a cidade, sem falar nos ipês amarelos e roxos, um espetáculo à parte. Árvores e plantas frutíferas nativas como Jabuticabeiras, Araçazeiros e Maracujazeiros, e espécies exóticas como Goiabeiras, Mangueiras e Laranjeiras, também estão por toda parte.
Vale a pena mencionar o céu noturno, já que, longe das grandes cidades, a Via Láctea e as estrelas se destacam e a grandeza do universo fica evidente.
Todas as fotos foram tiradas em Joanópolis.